sexta-feira, 25 de março de 2011

SERÁ QUE SONHOS ENVELHECE ? (ALERNATIVO)

"Também se chamavam sonhos. E sonhos não envelhecem". Não, este trecho não faz parte da série "Sandman", do inglês Neil Gaiman, é parte da letra de "Clube da Esquina II", música composta por Milton Nascimento e pelos irmãos Lô e Márcio Borges, os três fundadores de um dos mais importantes movimentos musicais do Brasil: o Clube da Esquina.
Muita gente conhece a história da turma mineira, que ainda incluiria Beto Guedes, Ronaldo Bastos, Flávio Venturini e Fernando Brant, através da música. Outros, mergulharam na leitura de "Os sonhos não envelhecem - Histórias do Clube da Esquina", livro de memórias escrito pelo próprio Márcio e publicado em 1996. O título é a principal fonte para uma versão em quadrinhos da história da turma do Bituca - apelido de Milton Nascimento - que está sendo preparada por Laudo Ferreira Júnior e Omar Viñole.
 - A música dos caras muito me marcou e influenciou. Trabalhar nessa HQ é um tremendo prazer, e o fato de conhecer a história dos caras ajuda muito na hora de desenhar. A emoção que a música do Clube da Esquina traz é tanta que, ainda hoje, é fácil criar algo, pois está tudo ali. E também se torna difícil transmitir isso para o papel. É um desafio.
Segundo Laudo, que deu um tempo na produção do terceiro e último volume da série "Yeshua" para se dedicar ao álbum do Clube e a outros trabalhos, o livro sai pela editora Devir no segundo semestre, e terá 40 páginas. Algumas delas estão disponíveis para leitura no site do Museu do Clube da Esquina.
- Essa versão em livro será como um documentário sobre o Milton Nascimento e toda a turma do Clube da Esquina - adianta Laudo. - Terá partes envolvendo alguns dos músicos, pessoas ligadas à eles, além de histórias de músicas, como o caso de "Dona Olímpia", uma velha que morou em Ouro Preto e que se tornou figura folclórica. 
E, como dá para ver na imagem em PB acima, participações especiais, como a de um ex-presidente da república...
- Esse detalhe faz parte de uma sequência que mostra, no início dos anos 70, Milton, Fernando Brant, Lô e Marcio Borges fazendo uma reportagem para a revista "O cruzeiro", em Diamantina, quando cruzam com um grupo de fotógrafos e jornalistas que produziam uma matéria com Juscelino Kubistchek para a revista "Manchete" - conta o desenhista. - As equipes das duas revistas resolveram juntar Milton e amigos com o ex-presidente para uma sessão única de fotos, e é nesse momento que Fernando Brant pede para que Milton toque uma parceria deles, "Beco Mota", sobre uma antiga zona de prostituição em Diamantina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário